TEMA 5 – Jesus prometeu voltar

second-coming-of-christUma das mais belas promessas bíblicas é a da segunda vinda de Cristo. Em toda a Bíblia há mais de 2.500 referências a esse grande evento futuro, afinal, de nada adiantaria Jesus ter vindo a este mundo, assumido a forma humana, morrido na cruz, ressuscitado, voltado ao Céu e nos abandonado neste planeta corrompido e desgastado pelo pecado. Ele voltará para nos resgatar. Mas como Jesus voltará? Todas as pessoas O verão? O que Ele vai fazer nessa ocasião? Iremos para algum lugar com Ele ou ficaremos por aqui? Abra a Bíblia, faça uma oração e descubra.

1. Que promessa fez nosso Senhor Jesus antes de subir ao Céu? João 14:1-3

Jesus nunca mentiu. Tudo o que Ele disse se cumpriu. Antes de Ele vir à Terra como ser humano, a Bíblia previu 700 anos antes (Miqueias 5:2) que Ele nasceria em Belém, e Ele nasceu. Ele garantiu que ressuscitaria, e ressuscitou. E Ele também disse que vai voltar. Jesus jamais brincaria com um assunto tão sério. Ele prometeu nos levar para o lugar onde Ele está agora, ou seja, o Céu. E ele vai cumprir a promessa!

2. Quem mais garantiu que Jesus voltará? Atos 1:11

Os anjos que acompanharam Jesus em Sua subida ao céu garantiram que Ele vai voltar. Inclusive descreveram a forma como será essa segunda vinda: Jesus virá em pessoa, nas nuvens do céu, rodeado de anjos e visivelmente. 

3. Quem acompanhará Jesus, quando Ele voltar? Mateus 25:31

4. Por que é importante saber exatamente como Jesus voltará? Mateus 24:5, 23, 24

É muito importante conhecer a forma como Jesus voltará porque um dos grandes enganos finais de Satanás será justamente imitar a volta de Cristo. Além disso, Jesus disse que surgiriam falsos Cristos e falsos profetas, inclusive fazendo milagres. Assim, nossa segurança está em conhecer a Bíblia Sagrada e o que ela diz sobre a volta de Jesus. Um detalhe básico: Ele não pisará sobre a Terra nem virá aqui para salvar, curar, ensinar. Virá para resgatar os que aceitaram Seu plano de salvação, e esse encontro será nos ares, como você lerá a seguir. Simples assim. 

5. Quantos verão Jesus Cristo voltando? Apocalipse 1:7; Mateus 24:30

Salvos ou perdidos, crentes ou descrentes, preparados ou não – todos verão Jesus vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória. Leia também Lucas 21:27 e Mateus 24:27.

6. O que acontecerá com os que morreram crendo em Jesus e com os que estiverem vivos quando Ele voltar? 1 Tessalonicenses 4:16, 17; 1 Coríntios 15:51-53

Nesses textos Paulo ajuda a desfazer o mito do “arrebatamento secreto”, segundo o qual os salvos seriam levados invisivelmente para o Céu antes da volta de Jesus e da grande tribulação. A verdade é que os salvos serão arrebatados visivelmente e na volta de Jesus, não antes nem depois. Outro detalhe que precisa ficar claro: os que morrem crendo em Jesus também não vão para o Céu antes dos demais salvos. Na volta de Cristo os mortos salvos ressuscitam com um corpo glorioso, imortal, e os vivos salvos são transformados num piscar de olhos e recebem eles também um corpo imortal, incorruptível, sem pecado. Assim, imortais e glorificados, os que estavam mortos e os que estavam vivos por ocasião da volta de Cristo formam um único grupo de salvos e são levados para o céu a fim de se encontrar com Jesus e nunca mais se separar dEle. 

7. Compare a atitude dos ímpios com a dos justos, por ocasião da volta de Cristo.  Ímpios (Apocalipse 6:15-17); Justos (Isaías 25:9)

Os salvos obviamente ficarão imensamente felizes por encontrar finalmente seu Salvador e porque todas as lutas, os sofrimentos e as dores deste mundo de pecado terão ficado para trás. Ficarão felizes porque reencontrarão seus queridos que morreram na esperança da salvação. Será a realização de todos os seus mais lindos sonhos! Quanto aos ímpios – aqueles que rejeitaram todos os convites do Espírito Santo para a salvação, que preferiram viver para o prazer impróprio, para o poder egoísta, unicamente para uma vida de pecado –, esses lamentarão profundamente o fato de terem trocado a vida eterna por “migalhas”, por poucos anos de alegria ilusória. Terão medo de contemplar o rosto glorioso de Jesus, porque sabiam que Ele voltaria, mas desprezaram essa verdade. Portanto, não serão inocentes e vão querer se esconder de vergonha e pavor, o que será inútil, obviamente. Os salvos somente poderão contemplar a glória de Deus porque terão sido transformados. Os ímpios, como não passarão por esse processo de transformação, não poderão contemplar Jesus e serão destruídos pelo poder da presença dEle. Isso será muito triste, obviamente, mas terá sido a escolha dessas pessoas, a qual Deus respeitará. 

8. Que sinais Jesus deixou da brevidade de Sua vinda? Leia as passagens e marque um X ao lado dos sinais que estão acontecendo hoje.

[   ] Guerras e preparativos de guerra. Mateus 24:6, 7
[   ] Fomes, pestes e doenças. Mateus 24:7
[   ] Terremotos em vários lugares. Mateus 24:7
[   ] Aumento do crime e da maldade. Mateus 24:10, 12
[   ] Acúmulo de riquezas nas mãos de poucos e maioria pobre. Tiago 5:1-3
[   ] Falsa segurança e paz incerta. 1 Tessalonicenses 5:3
[   ] Temor e angústia com relação ao futuro. Lucas 21:25-27
[   ] Busca insaciável de prazeres. 2 Timóteo 3:1-4
[   ] Declínio moral e religioso. Romanos 1:24-27
[   ] Aumento das falsas religiões. 2 Pedro 2:1
[   ] Falsos cristos e falsos profetas. Mateus 24:24
[   ] Tempos difíceis, vida complicada, estresse. 2 Timóteo 3:1 e Tiago 5:1-3

A intensidade com que esses sinais têm ocorrido em nossos dias (todos ao mesmo tempo) aponta para o breve retorno de Cristo.

9. Qual o último sinal a ser cumprido? Mateus 24:14

O avanço evangelístico em países antes inacessíveis é uma boa notícia para os cristãos.

10. Há pessoas que duvidam da volta de Cristo e até zombam daqueles que creem nisso. Como elas cumprem, também, a profecia? 2 Pedro 3:3, 4

11. Sabendo que Jesus voltará para levar os que O aceitaram como Salvador, que conselho nos dá a Bíblia? Lucas 21:34, 36

Devemos vigiar o cumprimento dos sinais e, principalmente, vigiar nosso coração e nossa relação com Cristo hoje. Se estamos em paz com Deus, com nossos pecados perdoados e vivendo em comunhão com Jesus, a segunda vinda dEle será aguardada com muita alegria.

MINHA DECISÃO:

Em 2 Pedro 3:9 lemos: “O Senhor não retarda a Sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham arrepender-se.” Talvez Jesus esteja esperando por você. Não adie seu preparo. Entregue sua vida a Cristo hoje para encontrá-Lo pessoalmente logo mais.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s