TEMA 6 – A viagem de mil anos

Nova JerusalémO que acontecerá depois da volta de Cristo? Para onde irão os salvos? O que você acha de participar de umas “férias” de mil anos ao lado daqueles a quem você ama e junto com Jesus? Então prepare-se, pois Cristo já comprou sua “passagem” para essa viagem maravilhosa! E como se já não bastasse essa ótima notícia, o  milênio é apenas o começo da eternidade. Neste estudo, veremos alguns vislumbres do lar eterno de paz que pertencerá aos remidos de Deus. Faça uma oração e abra a sua Bíblia. Realidades futuras maravilhosas inundarão sua imaginação e o encherão de esperança!

1. Para recordar: Para onde Jesus levará os salvos quando Ele voltar à Terra? João 14:1-3

2. Para recordar: Quando Jesus voltar, o que acontecerá com os que morreram crendo nEle e com os que estiverem vivos? 1 Tessalonicenses 4:16, 17

3. Que efeito terá a vinda de Cristo sobre aqueles que escolheram viver sem Deus e no pecado? 2 Tessalonicenses 2:8; leia também João 5:28, 29

Faz parte do plano de Deus destruir o pecado. A rebelião iniciada no Céu com Lúcifer e transferida para a Terra trouxe apenas sofrimento, dor e morte. Deus é amor e não pode tolerar que esse câncer corrosivo chamado pecado continue existindo em Seu universo, trazendo dor e degradação. Infelizmente, os anjos caídos e muitos seres humanos insistirão em permanecer agarrados ao pecado e serão finalmente destruídos com ele. Existe apenas uma escolha entre duas alternativas: vida eterna sem pecado ou morte eterna por causa do pecado.   

4. Por quanto tempo os salvos permanecerão no Céu e o que farão lá? Apocalipse 20:4; 1 Coríntios 6:2, 3

É durante esses mil anos a bordo da Nova Jerusalém que todas as dúvidas serão dissipadas. Dizem que lá teremos três surpresas: (1) eu estou aqui! (2) você está aqui?! (3) por que fulano não está aqui? Digamos que uma pessoa aparentemente muito bondosa a quem você admirava não foi salva. No milênio, você terá acesso aos registros dessa pessoa e saberá de coisas que talvez apenas Deus soubesse. É nesse sentido que participaremos do julgamento de Deus. O Criador é tão transparente e quer que as coisas fiquem tão claras que submeterá Seu julgamento ao nosso escrutínio. Essa fase do juízo pode ser chamada de “juízo de comprovação”, e será necessária para o bem dos remidos e de todo o Universo.  

5. Enquanto os salvos estiverem reinando com Cristo, no Céu, onde e como estarão os perdidos? Apocalipse 20:5

6. Como permanecerá a Terra durante o milênio? Jeremias 4:23-26

Esse texto de Jeremias descreve a Terra em uma condição em que ela nunca esteve. Escuridão, ausência de vida, destruição total. Só pode ser, então, a descrição do planeta após a volta de Jesus e durante os mil anos seguintes, pois os salvos (os ressuscitados e os que estavam vivos por ocasião da segunda vinda de Cristo) terão sido levados para o Céu, e os ímpios não arrependidos terão ficado aqui, mortos. Os que já estavam mortos sequer saberão o que aconteceu. Os que estiverem vivos não poderão contemplar a glória de Deus e serão mortos por ela. Logo, a Terra ficará vazia, exceto pela presença de outros seres não humanos, os anjos caídos. 

7. Como ficará Satanás durante os mil anos na Terra? Apocalipse 20:1-3

A prisão de Satanás e seus anjos será uma cadeia de circunstâncias, pois não poderão sair deste planeta e aqui não terão ninguém para enganar, uma vez que, como já vimos, os ímpios estarão mortos e os salvos estarão no Céu. A palavra “abismo” nos remete ao relato da criação em Gênesis. Antes de Deus organizar a Terra para ser habitada, ela estava na condição “sem forma e vazia” (Gênesis 1:2), e o Espírito Santo pairava sobre a face do “abismo”. Assim, durante o milênio, uma vez mais a Terra ficará na condição “sem forma e vazia”, ou seja, desolada, sem seres humanos, aguardando a nova criação, reorganização. 

8. No fim do milênio, qual será o fim de Satanás, seus anjos e os ímpios, ao tentarem tomar a cidade de Deus, que descerá do céu? Apocalipse 20:7-10

No fim do milênio, Satanás será solto por pouco tempo, afinal, ocorrerá a segunda ressurreição com a terceira vinda de Cristo. Desta vez, ressuscitarão os ímpios, não para a vida eterna, como os salvos ressuscitaram mil anos antes. Os ímpios ressuscitarão para participar da terceira e última etapa do juízo de Deus: a etapa executiva. Satanás será solto das circunstâncias que o prendiam e terá à sua disposição um grande exército formado pelas pessoas mais cruéis de todos os tempos. Ele as iludirá com a ideia de que podem tomar para si a cidade santa e, em uma última batalha suicida, cercarão a cidade sendo, depois, destruídos no lago de fogo que se tornará o planeta Terra. 

9. O que não sofrerão os que ressuscitarem na primeira ressurreição (por ocasião da volta de Cristo)? Apocalipse 20:6

A segunda morte é a eterna. Por isso a Bíblia chama esse fogo de “eterno”, pois quem morre nele, morre para sempre. O livro de Judas (1:7) nos ajuda a compreender isso ao mencionar a destruição de Sodoma e Gomorra, no Antigo Testamento. Ambas as cidades foram incineradas por Deus por causa da tremenda impiedade que havia ali. Judas escreveu que elas sofreram a pena do “fogo eterno”. Só que, obviamente, elas não estão queimando até hoje! O fogo foi eterno como será eterno o lago de fogo: quem é morto ali não volta mais. Serão transformados em cinzas, como afirma Malaquias 4:3. Logo, não existe e nunca existirá um inferno de fogo eterno como alguns ensinam (leia mais sobre esse mito aqui). Além de ser um conceito antibíblico, essa ideia vai contra o caráter de um Deus justo que jamais condenaria ao sofrimento terrível por bilhões e bilhões de anos alguém que pecou por algumas décadas. Mesmo os seres humanos jamais aplicariam uma pena dessas. A pena capital que costuma ser aplicada é a prisão perpétua ou a pena de morte. Além disso, é bom lembrar que, segundo Apocalipse 21:1-5, após o milênio não mais haverá morte, dor, pranto nem clamor. Como poderia haver um inferno com pessoas sofrendo e esse texto continuar sendo verdadeiro? A Bíblia é muito clara: o destino dos perdidos é a segunda morte. E dessa morte os salvos não participarão. 

10. O que acontecerá com a Terra quando os ímpios receberem o castigo da segunda morte? 2 Pedro 3:10

11. O que esperamos para depois disso? 2 Pedro 3:13; Apocalipse 21:1

12. No fim do milênio, onde estará a Nova Jerusalém? Apocalipse 21:2

Para uma descrição detalhada da Nova Jerusalém, leia Apocalipse 21:9-27. A cidade santa, que descerá sobre o Monte das Oliveiras (Zacarias 14:3, 4), será a capital da Nova Terra. Assim, teremos um “apartamento” na cidade feito por Jesus (João 14:1-3) e poderemos construir uma “casa de campo” nas planícies verdejantes da Terra recriada (Isaías 65:21).

13. Quem habitará a Nova Terra, junto com os salvos? Apocalipse 22:3

O que há de mais maravilhoso nas profecias relacionadas à Nova Terra é o fato de que Deus trará para cá o trono dEle. Ou seja, isso fará da Terra o novo Céu! Sim, este minúsculo planeta na vastidão do Universo, humilhado pelo pecado, sofrendo por milênios os efeitos da queda moral humana, será honrado com a presença da Divindade! Nossa humilhação será transformada em júbilo e honra! Viveremos eternamente na presença de Deus, na companhia dos nossos queridos salvos e dos anjos, em um mundo onde não mais haverá qualquer traço de maldade, tristeza e injustiça. Nas palavras de Ellen White: “O grande conflito terminou. Pecado e pecadores não mais existem. O Universo inteiro está purificado. Uma única palpitação de harmonioso júbilo vibra por toda a vasta criação. DAquele que tudo criou emanam vida, luz e alegria por todos os domínios do espaço infinito. Desde o minúsculo átomo até ao maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus é amor” (O Grande Conflito, p. 678).

14. Somente quem entrará no Reino dos Céus? Mateus 7:21

A Nova Terra será habitada por pessoas redimidas por Jesus, que aceitaram o plano divino de salvação e tiveram prazer em fazer a vontade de Deus expressa em Sua Palavra, a Bíblia Sagrada. Comece já a viver a vida de um remido de Deus! 

grafico milenio

MINHA DECISÃO:

Em Ezequiel 18:23, lemos: “Tenho Eu algum prazer na morte do ímpio? Diz o Senhor Deus. Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?” Somente ficarão fora da Nova Terra aqueles que assim decidirem, pois Deus respeita a decisão humana. Decida estar junto aos remidos de Deus e desfrutar a vida eterna ao lado de Jesus.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s