TEMA 4 – Salvos de que e para quê?

savedExiste no coração de cada ser humano a sensação inconsciente de estar perdido. “Como obter a salvação? E salvação do quê? Para quê?” – são perguntas comuns. O próprio senso de vazio que nos acompanha por toda a vida parece indicar que precisamos de alguma coisa além de nós mesmos; algo que não pode ser satisfeito por riqueza, poder e prazer. Pegue sua Bíblia, faça uma oração e descubra por si mesmo qual é essa “peça” que talvez esteja faltando em sua vida e que pode trazer significado e sentido à sua existência.

1. Quantas pessoas são pecadoras? Romanos 3:23

2. Qual é o salário do pecado? Romanos 6:23; 5:12

Por causa do pecado, o ser humano se tornou mortal. Como todos são pecadores e já nascem com uma natureza pecamisosa (uma herança da condição de Adão e Eva), logo todos os seres humanos são mortais e carentes de salvação.  

3. Como Deus resolveu nosso problema? Romanos 5:8; Isaías 53:6

Note: nós merecíamos morrer por ser pecadores; Jesus não merecia morrer porque nunca pecou; mas Ele morreu em nosso lugar para que possamos viver. Isso é substituição. Ele recebeu a coroa de espinhos que não Lhe pertencia para nos conceder a coroa da vida a que não tínhamos direito. 

4. Podemos pagar pela salvação? Efésios 2:8

Nossa salvação foi comprada a um preço infinito: o sangue do Filho de Deus, o Criador do Universo. O resgate pela quebra da lei de Deus foi pago com a vida de Jesus. O salário do pecado foi assumido por Ele. Quando o ser humano pensa que pode fazer algo para conquistar a vida eterna está, na verdade, minimizando o sacrifício do Salvador. Num primeiro momento, tudo o que temos que fazer é aceitar o que Ele fez por nós. Teologicamente, isso se chama “justificação” – o ato de Deus tornar justo o pecador arrependido que confessa seus pecados.   

5. Leia Lucas 19:9 e complete a frase: Um dia Jesus entrou na casa de Zaqueu e afirmou que quem havia entrado era a ………………………

Convide o Salvador para entrar também em sua casa, em sua vida. 

6. Se a salvação é Jesus, e Jesus é uma pessoa, o que devemos fazer, então, para ser salvos? João 15:4, 5

Com pessoas a gente se relaciona. E relacionamento é convivência. Assim, devemos todos os dias conversar com Jesus (oração) e conhecer a vontade dEle para nossa vida (estudar a Bíblia).   

7. Além de Cristo, há algum outro em quem poderíamos encontrar a salvação? Atos 4:12; João 14:14; 1 Timóteo 2:5, 6

Somente Jesus Cristo pode transpor o abismo criado entre a humanidade e Deus por causa do pecado, e Ele fez e faz isso porque é Deus e humano. A ponte perfeita. O mediador perfeito. Além disso, Ele foi o único ser humano que não cometeu pecado nem tinha natureza pecaminosa, podendo ser o substituto perfeito em lugar dos pecadores. Nenhum outro ser no Universo reúne essas características e qualidades. Jesus é nosso Salvador incomparável!

8. Qual o primeiro passo para a salvação? Atos 16:31

De nada adianta Jesus ter morrido na cruz se eu não creio que o que Ele fez foi suficiente para me salvar. Assim, o primeiro passa para a salvação é crer em Jesus e em Seus méritos salvíficos. Se você se arrependeu de seus pecados e os confessou a Deus, creia, aceite pela fé com convicção que Jesus perdoou você. Vida nova! 

9. Por que Jesus decidiu morrer por nós? João 3:16

10. Depois de aceitar a salvação gratuita que Jesus nos oferece, vem o segundo passo. Considere os seguintes personagens bíblicos e diga por que eles poderiam ter sido chamados de “bons cristãos”:

Enoque (Gênesis 5:24)
Noé (Gênesis 6:9)
Abraão (Gênesis 17:1)
Davi (Salmo 116:9)

Todos eles poderiam ser considerados “bons cristãos” porque …………………………

O segundo passo depois de aceitar a salvação que Jesus oferece é manter-se no caminho da salvação, afinal, tão importante quanto se casar, por exemplo, é se manter casado. Tão importante quanto aceitar Jesus como Salvador é permanecer salvo, e isso só é possível se andarmos com Deus. Um dos maiores equívocos teológicos é a ideia de que uma vez salvos permanecemos salvos para sempre. A Bíblia traz muitos exemplos de pessoas que andaram com Deus, mas depois O abandonaram, perdendo, assim, a salvação. O ser humano é livre para aceitar a salvação ou para rejeitá-la. E Deus respeita essa liberdade. Portanto, a salvação pode, sim, ser perdida. “Garantimos” a salvação andando o tempo todo com o Salvador. Como? Mais uma vez: orando constantemente e estudando a Bíblia.

11. O que Pedro disse certo dia a Jesus, quando todos estavam abandonando o Mestre? João 6:67, 68

Jesus havia Se tornado tão importante para os discípulos que, sem Ele, a vida não teria mais sentido. Isso é ser cristão de verdade. Jesus passa ser o centro da vida; a pessoa mais importante; o amigo mais chegado. 

12. Que convite especial Jesus nos faz? Provérbios 23:26; Mateus 11:28, 29

Note: primeiro é preciso entregar o coração a Deus e ir a Jesus como estamos. Depois o jugo (a direção de Cristo) e a obediência à Palavra de Deus se tornam leves. Primeiro somos salvos, somos recebidos por Jesus como estamos (justificação); depois somos transformados por Ele naquilo que Ele deseja que nos tornemos (santificação). Esse processo ocorre enquanto caminhamos com Ele.  

13. Qual foi a ordem que Jesus deixou aos discípulos antes de Sua morte? João 15:4

Não basta ir a Jesus uma vez na vida. Precisamos permanecer nEle, assim como o galho só tem vida e produz fruto quando está conectado à árvore. Imagine um náufrago se debatendo no oceano em meio às ondas, quase morrendo afogado. Passa uma tábua perto dele e ele a agarra. Considerando-se salvo, ele pensa: “Não preciso mais desta tábua”, e a solta. Obviamente que ele retornará à condição de perdido. Você entendeu a comparação.

MINHA DECISÃO:

A vida cristã e a obediência à Palavra de Deus só fazem sentido quando são consequência de um relacionamento de amor com Jesus. Decido melhorar minha comunhão com Cristo, orando, lendo a Bíblia e “andando com Ele”, a fim de tornar-me um verdadeiro cristão.

RESUMINDO:

  1. Enoque, Noé, Abraão, Davi e outros foram homens e mulheres extraordinários porque andavam com Deus.
  2. Sozinhos, com um pouco de esforço, podemos mudar nosso comportamento. Se formos a Jesus, Ele mudará nosso coração.
  3. Os primeiros cristãos viviam uma vida de tal comunhão com Jesus que Ele era o tema de seus pensamentos e conversas. Por isso acabaram sendo chamados de “cristãos”.
  4. O que Deus mais quer é manter um relacionamento de amor com você, a tal ponto de você chegar a dizer como Pedro: “A quem iremos nós? Só Tu tens palavras de vida.”

COMO SE PERMANECE EM JESUS?

Orando diariamente; lendo e meditando em uma passagem bíblica todos os dias; contando aos outros do amor de Jesus e do que você está aprendendo na Bíblia; assistindo aos cultos na igreja; pensando sempre em Deus.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s