TEMA 1 – Um milagre em forma de livro

scrolls2A Bíblia Sagrada é uma coleção de livros impressionante. Mais de 40 autores diferentes a escreveram em um período de cerca de 1.600 anos. Só esse fato já chama a atenção – podemos lê-la do começo ao fim e não encontraremos nenhuma contradição, embora muitos de seus autores jamais tenham se conhecido. Ela é composta por 66 livros (39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento), e é o Livro mais traduzido e lido no mundo. Inúmeros achados arqueológicos têm confirmado a existência de personagens e lugares mencionado na Bíblia, o que faz dela um documento historicamente confiável. Além disso, suas profecias cumpridas à risca (como veremos mais adiante) também servem de autenticação quanto à sua origem divina (um bom exemplo disso é o surpreendente capítulo 2 do livro de Daniel).

1. Embora não seja um livro de ciência (conforme a compreensão comum da palavra “ciência”), a Bíblia traz alguma antecipação científica? (Confira os textos em sua Bíblia.)

  • Peso do ar – Jó 28:25
  • Princípio da quarentena – Levítico 13:46
  • Terra no vácuo – Jó 26:7 (escrito há mais de 3.500 anos)
  • Conheça outras antecipações científicas aqui.

2. Quem é o personagem central da Bíblia? João 5:39

Como Jesus é a figura central da Bíblia e ela testifica dEle, devemos ter sempre em mente que todas as histórias e doutrinas bíblicas têm como objetivo revelar Jesus e conduzir a Ele, que é o “caminho, a verdade e a vida”.  

3. O que diz Jesus ser a Palavra de Deus? João 17:17

Jesus é a verdade e a Bíblia testifica dEle. Logo, a Bíblia também é a verdade. Essa declaração de Cristo contraria o conceito relativista de que não existem verdades absolutas. Um conceito que é em si mesmo contraditório, afinal, para negar a existência de verdades ele afirma uma verdade – a de que não existem verdades. Na Bíblia não lugar para relativismo. 

4. Quanto da Bíblia é inspirado por Deus e para que ela serve? 2 Timóteo 3:16

Toda a Bíblia (Antigo e Novo Testamentos) foi inspirada por Deus. A palavra “inspirar” vem do grego theopneustos, que significa “soprar”. Deus “soprou” as ideias na mente dos autores inspirados e eles utilizaram suas palavras e elementos de sua cultura para registrar esses conteúdos. Assim, a Bíblia é a Palavra de Deus com “sotaque” humano. Por meio dela o Criador Se fez compreender.  

5. Quem inspirou os escritores da Bíblia? 2 Pedro 1:21

Apesar de ter sido escrita por dezenas de pessoas com seus estilos peculiares, o verdadeiro autor foi o Espírito Santo. 

6. Ao que é comparada a Bíblia? Salmo 119:105

Em um mundo tão escuro, com tantos atalhos perigosos e ideologias vazias, como é bom saber que temos uma lâmpada segura e confiável a nos apontar o caminho certo. Por isso temos que ler a Bíblia e nos familiarizar com sua mensagem.

7. O que acontece quando estudamos a Bíblia? 2 Timóteo 3:15

8. Como estudar a Palavra de Deus? Lucas 24:27

No caminho para a aldeia de Emaús, Jesus deu um verdadeiro estudo bíblico para os dois discípulos. Em Lucas 24:27 é dito que Jesus usou vários livros da Bíblia para explicar o assunto: Sua morte e ressurreição. Além disso, sempre é bom verificar o contexto de uma passagem, lendo o que vem antes e depois dela. Conhecendo o “todo da obra” corremos menos riscos de interpretar erroneamente um verso fora de contexto.

9. Basta ler a Bíblia e estudá-la? Apocalipse 1:3; Tiago 1:22; Mateus 7:21

10. O que precisamos fazer para ter a certeza de que entenderemos a mensagem bíblica e não seremos enganados? João 7:17

Deus leva em conta a sinceridade daqueles que O buscam. Se a pessoa quiser fazer a vontade dEle, a garantia é de que saberá se o que está aprendendo é a verdade ou não. 

11. Para que, principalmente, foi escrita a Bíblia? Romanos 15:4

MINHA DECISÃO:

Em Atos 17:11, Paulo diz o seguinte sobre os moradores de Bereia: “Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a Palavra com toda a avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim.” Por isso, reconhecendo que a Bíblia é a Palavra de Deus, aceito-a como regra de fé e prática, e resolvo estudá-la diariamente a fim de, com a ajuda de Deus, praticar seus ensinos. 

Nota: Por meio da Bíblia, Deus fala conosco. A oração é o meio que temos de falar com Deus. Tome algum tempo para ler estes textos em sua Bíblia: Mateus 6:9-13; 7:7, 8-11; João 15:7; João 14:13; 1 Tessalonicenses 5:17. Faça da oração e do estudo da Bíblia uma boa rotina diária.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s