TEMA 2 – Quem é e como é Deus

a_trindade_e_a_salvacaoComo podemos conhecer um ser que está além da nossa compreensão; um ser eterno e infinito? Se Ele não tivesse Se revelado especialmente na Bíblia Sagrada e por meio de Jesus, essa realmente seria uma tarefa impossível. Certa vez, o próprio Jesus fez a seguinte pergunta a Seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” Pedro, inspirado pelo Espírito Santo, disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mateus 16:13, 16). Em outra ocasião, Jesus disse: “E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que Tu enviaste” (João 17:3). Portanto, é muito importante saber quem é Deus. Então, mãos à Bíblia!

1. Como vimos no tema anterior, a Bíblia é o livro por meio do qual Deus Se revela aos seres humanos. Segundo as Escrituras, quantos deuses existem? Efésios 4:5, 6; Isaías 45:22

2. Embora Deus seja um, essa Divindade é formada por quantas pessoas? Mateus 28:19

A fórmula batismal iguala as três pessoas da Trindade. Seria no mínimo estranho batizar em nome do Pai, do Filho e da… energia. 

3. É possível compreender tudo sobre Deus? Deuteronômio 29:29

A Trindade é um mistério revelado, porém, não explicado. Na Bíblia, temos informação suficiente para saber como é Deus, embora seja impossível saber tudo sobre Ele. O finito não tem como compreender o infinito.  

4. Quem é Jesus e desde quando Ele existia? Romanos 9:5; Miqueias 5:2; João 1:1-3

Existem vários textos bíblicos que deixam claro que Jesus, antes de nascer da virgem Maria, existiu desde sempre, pois, como uma pessoa da Trindade, Ele é tão eterno quanto o Pai e o Espírito Santo. João identifica Jesus como o Verbo, na introdução de seu Evangelho, e Miqueias profetiza o local em que o Messias nasceria: Belém. O apóstolo Paulo explica que Jesus é geneticamente judeu, pois nasceu de uma judia, mas que acima de tudo sempre foi e sempre será Deus.

5. Falando em Espírito Santo, Ele é mesmo uma Pessoa?

Sim, o Espírito Santo é uma pessoa divina, pois tem intelecto ou poder de pensar (1 Coríntios 2:10, 11); tem sensibilidade ou poder de sentir (Efésios 4:30; Romanos 15:30); e tem vontade própria (1 Coríntios 12:11), entre outras características pessoais. 

6. Quem criou o mundo? Gênesis 1:26 e 3:22

A utilização do plural “façamos” sugere a existência da Trindade divina. Aqui o texto não está falando de anjos, pois eles não são criadores. Só Deus – Pai, Filho e Espírito Santo – tem poder de criar (João 1:3; Colossenses 1:15, 16; Hebreus 1:2; Gênesis 1:2). (Leia mais sobre a Trindade aqui.)

7. Qual é a base do governo de Deus? Salmo 89:14

8. Pode o ser humano pecador e mortal ver Deus? Por meio de quem Ele Se revelou? João 1:18

Jesus Se fez humano, Se fez Filho para morrer em nosso lugar e pagar a dívida do pecado (assunto que vamos estudar mais adiante). Mas também veio na forma humana para revelar o caráter da Divindade em ação; mostrar que Deus nos ama e quer Se relacionar conosco.

9. Deus Se preocupa realmente conosco? Salmo 40:1; Tiago 4:8

É maravilhoso pensar que o Criador do Universo Se preocupa com seres tão pequenos quanto nós!

10. O que Deus deseja que façamos em relação a Ele? Hebreus 4:16; Jeremias 29:13

A parábola do filho pródigo (Lucas 15:11-32), contada por Jesus, deixa claro o desejo que Deus tem de nos ter perto dEle, não importa o que tenhamos feito no passado. Deus nos recebe como estamos para nos transformar naquilo que Ele deseja.

MINHA DECISÃO:

O Pai, o Filho e o Espírito Santo me amam, por isso desejo conhecer e amar cada vez mais a Deus. Quero confiar nEle e entregar-Lhe meus caminhos e minha vida. Decido prosseguir em meus estudos bíblicos a fim de conhecer cada vez mais meu Criador.          

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s