TEMA 18 – Quando é melhor morrer

baptismUma das cerimônias mais bonitas do cristianismo é o santo batismo. Seu simbolismo é muito significativo e representa, basicamente, o início de uma nova vida ao lado de Jesus Cristo. Quando a pessoa é mergulhada na água, é como se estivesse morrendo para a vida de pecado, sendo sepultada em um túmulo líquido e voltando (ressurgindo) para uma vida nova. Pot isso mesmo o batismo bíblico tem íntima relação com a ressurreição de Jesus. Neste estudo vamos descobrir quem deve ser batizado, quando, por que e como.

1. De acordo com a Bíblia Sagrada, quantas formas de batismo existem? Efésios 4:5

Alguém poderia argumentar com base nesse verso que só se pode passar pelo batismo uma única vez na vida. Mas será que é isso o que Paulo está dizendo? O texto diz também que há um só Senhor e uma só fé, mas sabemos que existem outros deuses e crenças, além do Deus e da fé cristãos. Portanto, o que o apóstolo Paulo diz é que existe apenas um Deus verdadeiro, apenas uma fé verdadeira e apenas um batismo verdadeiro. Ele não está falando sobre a quantidade de vezes que alguém pode ser batizado, do contrário estaria contradizendo Atos 19:1-5 (leia, por favor).

2. Em que três partes do sacrifício e da missão de Jesus o batizado demonstra sua fé? Romanos 6:3, 4

Na morte, no sepultamento e na ressurreição de Jesus, eventos centrais para a fé cristã. Assim como Jesus Cristo venceu a morte, Ele tem poder para nos ajudar a vencer o mal e nos conceder uma nova vida vitoriosa nEle. 

3. O que simboliza o batismo? Romanos 6:10, 12

Como já vimos, simboliza morte para a velha vida e ressurreição para uma nova vida (leia também Colossenses 2:12). Não significa que o batizado terá uma vida de impecabilidade e perfeição absoluta. A vida cristã é uma caminhada com Deus rumo ao alvo da vida eterna (Filipenses 3:12-14). E se eu cair e pecar depois de batizado? Devo crer nesta promessa: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo” (1 João 2:1). Se pecar, corra para Jesus e peça perdão.  

4. De acordo com o apóstolo Paulo, o que acontece ao sermos batizados em Jesus Cristo? Gálatas 3:27

Somos revestidos de Jesus Cristo, ou seja, os méritos e a justiça dEle passam e ser nossos. Ele cobre nossa indignidade e nossos pecados com Sua santidade e pureza. Por causa disso (e apenas por causa disso) Deus passa a nos considerar justos. 

5. Quantas coisas das que Jesus ordenou devem ser ensinadas e praticadas pelos que são batizados? Mateus 28:19, 20

“Todas as coisas”, ou seja, o converso batizado se torna um missionário que deve ensinar por palavras e exemplo tudo aquilo que Jesus ensinou, e não apenas aquilo que convém ou interessa. Por mais impopular que a mensagem bíblica às vezes seja, é essa que devemos anunciar com poder, convicção, amor, paciência e mansidão (1 Pedro 3:15).

6. Descreva o batismo de Jesus no rio Jordão. Por que Ele foi batizado? Mateus 3:13-17

Jesus saiu da água, portanto, antes havia entrado nela. Isso significa que Ele foi batizado por imersão por João batista. Jesus não precisava ser batizado, pois nunca pecou (o batismo é para remissão dos pecados), mas fez isso para nos dar exemplo. 

7. Como foi batizado o eunuco, funcionário da rainha da Etiópia? Atos 8:38

Assim como Jesus, o eunuco da Etiópia entrou na água e foi batizado por imersão por Filipe. Antes, porém, foi instruído naquilo que ainda não compreendia das Escrituras Sagradas. Lembre-se de que antes do batismo é preciso haver estudo da Bíblia, afinal, como a pessoa poderá se comprometer com uma verdade que ainda não conhece devidamente? 

8. Segundo Jesus, quem será salvo para o Reino de Deus? Baseado neste texto, você acha correto batizar crianças? Marcos 16:16

Bebezinhos não sabem o que creem, por isso na Bíblia não encontramos a prática de batizar bebês. A pessoa precisa crer em Jesus e na mensagem cristã a fim de dar esse passo de fé e se comprometer por meio do santo batismo. Mas note que o verso não diz que quem não for batizado será condenado. Pense no ladrão crucificado ao lado de Jesus e que se converteu pouco antes de morrer (Lucas 23:39-43). Ele foi declarado salvo, mas não pôde ser batizado. Obviamente que se ele pudesse descer da cruz e ter uma nova oportunidade de viver seria batizado e se uniria à igreja. Portanto, quem crê e pode ser batizado, deve fazer isso. O único critério para a salvação é crer nos méritos de Cristo e aceitar Sua graça. O batismo é uma demonstração pública dessa aceitação, assim como o casamento é uma demonstração pública de um amor e de um compromisso que já existiam.

9. O que devemos fazer antes de ser batizados? Atos 2:38

Arrependimento pode ser traduzido e compreendido como tristeza pelo pecado, e isso só pode ser operado em nós por meio da atuação do Espírito Santo. Quando compreendemos que foi por causa do nosso pecado que Jesus sofreu e morreu, isso deve operar em nós o sofrimento que nos levará ao arrependimento, à confissão e ao perdão. 

10. Como devemos viver depois de batizados? Romanos 6:4; Colossenses 3:1, 2

Como já vimos, o batismo representa vida nova em Cristo, por isso o batizado deve viver em novidade de vida sempre. As práticas pecaminosas do passado ficaram para trás. O batizado e renascido em Cristo procurará pelo poder de Deus obedecer aos dez mandamentos, inclusive o quarto, que ordena a santificação do sábado. O convertido batizado será criterioso com respeito ao estilo de vida e à alimentação, pois sabe que isso afeta seu corpo e sua mente. O cristão de verdade procurará se vestir de forma a honrar seu Deus e terá relacionamentos e entretenimentos que o ajudarão na edificação de seu caráter e não desviarão seu olhar do Céu. Resumindo: o cristão batizado procurará viver de acordo com os ensinamentos da Bíblia Sagrada, preparando-se cada dia para a volta de Jesus. 

11. Que pergunta ajudou Paulo a tomar a mais importante decisão de sua vida e demonstra que não é bom adiarmos essa decisão? Atos 22:16

MINHA DECISÃO:

Creio que existe apenas um tipo de batismo verdadeiro, o bíblico. E entendo que crer e não querer ser batizado é como amar e não querer se casar; não querer assumir compromisso. Decido ser batizado por imersão, como Jesus foi, e pertencer à Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s