TEMA 15 – Um povo com uma missão

bibleHá milhares de igrejas espalhadas pelo mundo, e a cada dia surgem outras, fruto de dissidência ou até mesmo de interesses pessoais. Uma das tarefas mais difíceis para as pessoas é descobrir qual delas realmente ensina a verdade, já que todas alegam ter a verdade. A essa altura do nosso estudo não seria surpresa para você dizermos que a Bíblia apresenta uma igreja como a portadora da verdade (embora todas as denominações religiosas mereçam nosso respeito e consideração). O fato é que existem pessoas boas e sinceras em todas as religiões, e obviamente Deus leva isso em consideração. Mas isso não faz com que tudo o que essas igrejas ensinam esteja de acordo com a Bíblia, a única regra de fé e prática do cristão.

1. Onde podemos encontrar a pura verdade divina? João 17:17

A Tua …………………………….. é a ……………………………….

Segundo Jesus, a Palavra de Deus é a verdade. Assim, para descobrir qual igreja defende a verdade, devemos estudar a Bíblia e comparar seus ensinamentos com as doutrinas defendidas pelas igrejas. Esse é um esforço que vale a pena, afinal, creio que ninguém gostaria de estar em um caminho errado.  

2. Quantos credos Deus reconhece como verdadeiros? Efésios 4:4-6

Existem vários deuses no mundo, mas apenas um verdadeiro – o Criador do Universo. Existem várias formas de batismo, mas apenas uma biblicamente correta. Da mesma forma, existem vários credos espalhados pelo planeta, mas apenas um é considerado verdadeiro pelo Deus da Bíblia. Essa “uma só fé” é a mesma vivida e ensinada pelos patriarcas, pelos profetas, por Jesus e pelos discípulos. E deve ser a nossa fé e prática hoje também.   

3. Como a Bíblia apresenta a igreja de Deus? 1 Timóteo 3:15 

A igreja deve sustentar a verdade bíblica, não opiniões ou interpretações humanas. 

4. Que verdade essa igreja sustenta e prega? 

• Deus é o autor da salvação (Jeremias 10:10; Salmo 31:5; João 17:3).

• Jesus Cristo é o verdadeiro meio de salvação (João 14:6; Atos 4:12; 1 Timóteo 2:5).

• O Espírito Santo é o guia do crente em toda a verdade (João 16:13; 3:5; Romanos 8:2; Tito 3:5; 1 Pedro 1:2).

• A Bíblia é a verdadeira orientação para a salvação (João 17:17; 5:39; 2 Timóteo 3:15, 16).

• A lei de Deus é a verdade (Salmo 119:142; Romanos 2:12; 3:20; 7:7; Tiago 2:12; 1 João 3:4).

• Todos os Dez Mandamentos são o verdadeiro padrão de conduta dos salvos (Salmo 119:86, 151; Eclesiastes 12:13, 14; Mateus 19:17; Tiago 2:10).

Teste as igrejas atuais com essas verdades bíblicas. A igreja de Deus sustenta todas elas.

5. Que outra regra Jesus nos deu para conhecermos a igreja dEle? Mateus 7:16

As práticas dessa igreja, desse povo devem estar de acordo com o que ela ensina e prega. Os frutos mostram que a árvore está viva e é produtiva. A igreja deve fazer diferença no mundo, ser sal da terra, como disse Jesus.  

6. Apocalipse 12:17 apresenta duas características importantes da igreja de Deus. Quais são? E o que é o testemunho de Jesus? Apocalipse 19:10

A igreja bíblica deve (1) guardar todos os mandamentos de Deus (Êxodo 20:3-17), e (2) ter o testemunho de Jesus, que, segundo Apocalipse 19:10, é o dom ou espírito de profecia. Resumindo: a igreja de Deus deve guardar os mandamentos e ter o dom de profecia. Se guarda os Dez Mandamentos, mas não tem a manifestação do verdadeiro dom profético, não cumpre os requisitos. Se alega ter o dom profético, mas adora imagens ou não guarda o sábado, por exemplo, também não cumpre os requisitos bíblicos. Você já sabe que os adventistas do sétimo dia procuram guardar os mandamentos de Deus, e no tema de estudo anterior vimos que o verdadeiro dom de profecia se manifestou entre os adventistas, na vida e na obra de Ellen G. White.    

7. O que Deus pede aos que descobrem estar em caminho errado? Apocalipse 18:4

No Apocalipse, Babilônia representa simbolicamente todo sistema religioso em desacordo com a Bíblia (veja Apocalipse 14:8). Como dissemos no início deste estudo, Deus tem filhos sinceros em todas as denominações religiosas. Uma vez que essas pessoas sejam esclarecidas quanto à verdade bíblica, Ele as convida a sair do erro e fazer parte do rebanho de Cristo (leia João 10:14-16).

8. Como é o caminho que conduz à vida eterna? Mateus 7:14

O caminho largo e fácil é o da conveniência. O caminho de Deus é estreito, envolve privações e provações. Sempre foi assim. A vida dos patriarcas, dos profetas e dos apóstolos envolveu renúncia e sacrifícios. Alguns deram a vida pela fé. Não se deve escolher a religião mais conveniente, mas, sim, a que esteja de acordo com os ensinamentos da Bíblia Sagrada – custe o que custar. É como escreveu o pioneiro adventista John Andrews: “Eu trocaria mil erros por uma verdade” (A Mão de Deus ao Leme, p. 246).

9. Quem somente entrará no Reino dos Céus? Mateus 7:21

Não basta dizer que é cristão, é preciso viver como um. E viver como cristão é fazer a vontade de Deus expressa na Bíblia Sagrada. Milagres não são prova de que a pessoa realmente está com Deus, afinal, o diabo também pode fazer coisas espantosas.  

10. Qual a principal missão da igreja de Deus? Marcos 16:15

Devemos aprender para ensinar. Não podemos guardar o tesouro do evangelho somente para nós. Devemos falar da salvação e da volta de Jesus para quem pudermos. Ore a Deus por oportunidades de evangelismo. Com certeza Ele vai lhe mostrar essas oportunidades.  

MINHA DECISÃO:

Decido unir-me à igreja de Deus na Terra, a que guarda os mandamentos bíblicos e tem o testemunho de Jesus. E, ao fazer parte desse povo, decido ajudar na pregação do evangelho, utilizando meus dons e talentos na causa do Senhor.  

A verdadeira igreja de Deus…

1. Possui unidade – consenso de doutrina e crença (Atos 2:46; Efésios 4:3, 13).
2. É universal – prega o evangelho ao mundo todo (Hebreus 12:23; Apocalipse 14:6; Marcos 16:15).
3. Está de acordo com a doutrina dos apóstolos – apostolicidade (Atos 2:42).
4. Guarda todos os Dez Mandamentos (Apocalipse 14:12; Êxodo 20:3-17).
5. Possui o dom de profecia (Apocalipse 12:17; 19:10).
6. Surgiu na época designada na profecia (Daniel 8:14; Apocalipse 14:6-12).
7. Não é maioria fácil, popular (Apocalipse 12:17; Romanos 9:27; Lucas 12:32).
8. Ensina a salvação pela fé em Jesus Cristo, pois prega o evangelho eterno (Apocalipse 14:6; 1:5).

Esperança para o pequeno povo: Isaías 41:14-16

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s