TEMA 14 – Deus ainda fala

profetaDeus sempre utilizou instrumentos humanos para transmitir verdades eternas em uma linguagem que pudéssemos entender. A Bíblia é o grande guia da igreja de Deus. Deve ser para ela como uma bússola a indicar o caminho. Mas é interessante notar a forma como Deus usou os profetas para orientar Seu povo. Nos grandes momentos da História, Deus suscitou grandes homens e mulheres para serem portadores de mensagens especiais – antes do Dilúvio, Noé; antes do Êxodo, Moisés; antes do início do ministério terrestre de Jesus, João Batista. E em nossos dias, que precedem a segunda vinda de Cristo, suscitaria Deus um profeta? O dom de profecia continuaria até a volta de Jesus ou teve fim com os autores do Novo Testamento?

1. Devemos crer em qualquer um que se diz profeta? 1 João 4:1

A Bíblia nos adverte a provar os “espíritos” para ver se realmente procedem de Deus. Não é porque alguém diz falar em nome do Espírito Santo que devemos acreditar logo de cara. Na verdade, há dois comportamentos arriscados: aceitar qualquer pretenso profeta e rejeitar todos os que se dizem profetas. Devemos submetê-los à prova. Mas que prova? A Bíblia Sagrada é a prova. Se um profeta ou mensageiro afirmar algo que não está de acordo com a Bíblia, deve ser imediatamente rejeitado. Você percebe como é importante conhecer bem a Palavra de Deus a fim de não sermos enganados?  

2. Como distinguir o falso do verdadeiro profeta?

• O verdadeiro profeta crê na encarnação de Jesus (1 João 4:1-3). Se a pessoa que afirma ser profeta não reconhece que Jesus é Deus que Se fez homem, rejeite-a.
• Pelos seus frutos – vida e atitudes (Mateus 7:15-23). Profetas não são pessoas perfeitas. Mesmo os profetas bíblicos tiveram seus momentos de fraqueza. Mas no mínimo se espera que um mensageiro de Deus viva à luz dos ensinamentos bíblicos e que tenha uma vida de intimidade com o Senhor.
• Suas profecias se cumprem (Deuteronômio 18:21, 22; Jeremias 28:9). Se alguma previsão do tal profeta não se realizar, rejeite-o.
• Seus ensinamentos não desviam o povo da Bíblia (Deuteronômio 13:1-3). Se a mensagem do tal profeta não estiver de acordo com a Bíblia e levar as pessoas a crer em coisas que não estão na Palavra, rejeite-o.
• Obedece à lei de Deus e fala guiado pelo Espírito Santo (Isaías 8:19, 20; 2 Pedro 1:21). O mínimo que se espera de um profeta é que viva de acordo com a suprema revelação do Espírito Santo, ou seja, a Bíblia Sagrada. Por exemplo: a Bíblia ensina que os mortos estão inconscientes até a volta de Jesus, mas o “profeta” afirma ter tido uma visão em que conversou com pessoas mortas (no Céu ou no inferno). O que você acha disso? Finalmente, se esse “profeta” não guarda sequer os dez mandamentos, rejeite-o. 

3. Que fenômenos físicos ocorrem durante a verdadeira manifestação do dom de profecia?

• O profeta fica com os olhos abertos, alheio ao que se passa ao redor (Números 24:4; Apocalipse 1:11).
• Outras pessoas não veem o que ele vê (Daniel 10:7).
• O profeta vê, sente e fala (Daniel 10:16).
• O profeta não respira enquanto está em visão (Daniel 10:17).

Esses fenômenos físicos acompanham um verdadeiro profeta quando em visão, mas o fator mais importante, sem dúvida, é a mensagem em conformidade com a Bíblia. 

4. Que haverá nos últimos dias? Mateus 24:24

A declaração de Jesus dá a entender que haveria, também, o verdadeiro profeta. Do contrário, seria como advertir as pessoas para terem cuidado com as notas falsas de R$ 13,00. Jesus não nos avisaria da existência de falsos profetas, caso todos fossem falsos ou não fosse mais haver a manifestação do verdadeiro dom profético. Portanto, para identificar o falso devemos conhecer bem o verdadeiro.

5. Haverá também o verdadeiro dom profético nos últimos dias? Efésios 4:8, 11, 12; Joel 2:28-32

A Bíblia nos assegura que sim, haverá a manifestação do verdadeiro dom de profecia nos últimos dias. Na verdade, esse dom faz parte dos dons concedidos por Jesus à Sua igreja, e serve para edificá-la e guiá-la. 

6. Quais as duas características da igreja verdadeira? Apocalipse 12:17

Apocalipse é bem claro em afirmar que o povo de Deus tem duas características básicas: (1) guarda os dez mandamentos e (2) tem o testemunho de Jesus.

7. O que é o testemunho de Jesus? Apocalipse 19:10

O testemunho de Jesus, segundo o anjo que apareceu a João, é o espírito de profecia. Logo, a igreja de Deus na Bíblia tem que ter duas características básicas: (1) guarda os dez mandamentos e (2) tem o espírito de profecia. Se uma igreja afirma que tem profetas, mas não guarda todos os dez mandamentos, ela não se enquadra na descrição do Apocalipse. Mas se ela afirma guardar os mandamentos e não tem o dom de profecia, também não se enquadra na descrição básica do povo de Deus. 

8. A Igreja Adventista do Sétimo Dia procura guardar os dez mandamentos, mas o dom de profecia se manifestou no meio dela?

Quando estudamos a história da Igreja Adventista do Sétimo Dia e vemos como em meio de um impressionante emaranhado de riscos e de dificuldades as mensagens inspiradas que chegavam por meio de Ellen G. White deram estabilidade, crescimento e solidez ao remanescente fiel, chegamos à conclusão de que a profecia bíblica se cumpriu. Durante setenta anos, por meio de mais de duas mil visões e sonhos, Ellen White orientou o sólido sistema educacional e de saúde adventista. Embora não tivesse estudo formal, escreveu best-sellers reconhecidos mundialmente, sobre educação, medicina, religião e psicologia. O que você tem que fazer diante desta informação? Crer imediatamente? Desprezar imediatamente? Não. Deve fazer o que diz a Bíblia: colocar o profeta à prova. Compare os escritos de Ellen White com a Bíblia e tire suas próprias conclusões. (Tome algum tempo para assistir ao filme “Como Tudo Começou”, logo aí abaixo.)

9. Qual a promessa para os que levam em conta a mensagem dos profetas? 2 Crônicas 20:20; Apocalipse 22:7

10. Para que nos foram dadas as profecias? Provérbios 29:18

As profecias são como uma lanterna iluminando o caminho escuro à frente, tornando segura nossa caminhada e confirmando nossa fé à medida que vão se cumprindo.

11. Que apelo nos é feito em 1 Tessalonicenses 5:20, 21?

MINHA DECISÃO:

Creio que o dom de profecia foi dado por Deus para orientar Seu povo. Acredito que, assim como Deus usou a muitos no passado, usou Ellen G. White como Sua mensageira do tempo do fim. Decido dar atenção a seus escritos e, principalmente, às mensagens proféticas contidas na Bíblia.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s