TEMA 13 – O que é a morte?

lapideApesar dos muitos esforços para tentar prolongar a vida, o último inimigo com o qual o ser humano se depara é a morte. Ninguém consegue escapar dela. Talvez por isso exista tanta preocupação em torno do assunto. Há muitas teorias sobre o que ocorre com o ser humano após a morte. Para onde vão os que morrem? Eles sabem alguma coisa a nosso respeito? É possível manter contato com os mortos? Jesus – que morreu e ressuscitou – é o único autorizado a falar sobre o assunto. E Ele explicou direitinho isso na Bíblia. Deus não nos deixaria sem esclarecimento sobre algo tão sério. Pegue sua Bíblia mais uma vez, faça uma oração pedindo entendimento e esteja preparado para descobrir o que a Palavra de Deus tem a lhe ensinar sobre este inimigo que um dia não mais existirá: a morte.

1. Para entender o que ocorre na morte é preciso saber como o homem foi criado. Quais foram os dois elementos que Deus usou para criar o primeiro homem, no sexto dia da Criação? Gênesis 2:7

………………………………….. e ………………………………….

É importante notar que o texto diz que somos uma alma vivente. Não diz que temos uma alma. A palavra “alma”, no original hebraico, é nephesh, que significa basicamente “ser vivente”. Portanto: pó da terra + fôlego de vida = alma vivente (ser vivo). Isso pode ser ilustrado com uma lâmpada. O vidro pode ser comparado ao corpo. A energia elétrica, ao fôlego de vida. A união dos dois dá origem à luz. A luz pode ser aqui comparada à alma ou pessoa. Sem o vidro ou sem a energia não há luz, assim como sem o corpo ou sem o fôlego não há ser vivente ou alma. A ideia de que teríamos dentro de nós uma entidade imaterial e imortal não é bíblica.

2. O que ocorreu com a alma vivente (o ser humano) quando pecou? Romanos 5:12

Deus não criou a morte. Ela foi um intruso na criação perfeita de Deus. A morte passou a existir a partir do pecado de Adão e Eva. Pecado é ruptura de relação com Deus, e como Deus é a fonte de vida, quando o ser humano pecou deixou de ser imortal.  

3. O que voltamos a ser depois de mortos? Gênesis 3:19

Pó da terra – fôlego de vida = alma deixa de existir (pó volta ao pó; fôlego volta a Deus).

4. Então a alma pode morrer? Ezequiel 18:4 

Como já vimos, no momento em que o ser humano morre, o fôlego (espírito) volta a Deus e o pó volta à terra. A alma vivente deixa de existir, morre. 

5. Somente quem é imortal? 1 Timóteo 6:15, 16

Mais claro que isto é impossível: o ser humano (alma) passou a ser mortal quando pecou. Somente Deus, o Criador, é imortal por Si mesmo. Todos os demais seres criados têm vida derivada dEle. 

6. Os mortos sabem alguma coisa do que se passa com os vivos ou podem se comunicar? Eclesiastes 9:5, 6; Salmo 146:4

Esses textos estão em conformidade com o que já estudamos. Quando o corpo volta ao pó e o fôlego volta para Deus, a pessoa deixa de existir. Logo, não pode fazer mais nada. Mas o que dizer das chamadas “aparições”? Como explicar certos fenômenos aparentemente sobrenaturais e as tais experiência de quase-morte (EQM)? Paulo diz em 2 Coríntios 11:14 que Satanás se transforma em anjo de luz para enganar as pessoas. E Apocalipse 16:14 menciona espíritos de demônios operadores de milagres. Como veremos nos textos bíblicos da pergunta 8, faz parte dos planos de Satanás e de seus anjos caídos enganar as pessoas e fazer com que elas pensem que são imortais independentemente de Deus. Que fique claro: não são os mortos que aparecem para os vivos; são anjos maus imitando pessoas falecidas.

7. Ao que Jesus comparou a morte? João 11:11-14

Esse é um texto muito esclarecedor. Lázaro, o amigo de Jesus, havia morrido e o Mestre disse que ele estava dormindo. Para Jesus, a morte é como um sono, já que a pessoa deixa de existir e, portanto, fica inconsciente de tudo o que acontece no mundo dos vivos. Depois que Lázaro saiu do túmulo, ele não disse nada sobre ter ido ao Céu ou sobre “corredores de luz”. Além disso, caso Lázaro estivesse no Céu, seria uma injustiça da parte de Jesus trazê-lo de volta a esta vida, sujeito a tristezas, doenças e, novamente, à morte. As pessoas que amam Jesus e fazem a vontade dEle não vão para o Céu imediatamente após a morte. Então quando isso acontecerá?

8. Quando os mortos ressuscitarão? 1 Tessalonicenses 4:16; 1 Coríntios 15:51

Não há espaço para dúvida. Os mortos em Cristo ressuscitarão na volta de Jesus, não antes nem depois. Como vimos no Tema 6, haverá um intervalo de mil anos entre a ressurreição dos salvos e a dos ímpios, que rejeitaram o plano de salvação (leia também João 5:28, 29). 

9. Onde e como começou a mentira de que o ser humano não morre? Gênesis 2:16, 17 e 3:4

Deus certamente advertiu Adão e Eva quanto ao perigo de dar ouvidos ao enganador, e disse que o pecado traria a morte. Usando uma serpente como médium, Lúcifer, com toda a sua astúcia diabólica, levou a mulher a duvidar da palavra de Deus e inaugurou a grande mentira: vocês não morrerão coisa nenhuma. Ao longo dos milênios e por vários meios (filmes, séries, livros, religiões, etc.), o inimigo tem disseminado esse engano ao redor do mundo. 

10. Em quem somente podemos ter a vida eterna? 1 João 5:12; João 3:16

Quando Lúcifer levou Adão e Eva a pecar pensou ter dado um xeque-mate em Deus. Se o Criador ignorasse a rebelião do casal, Satanás O acusaria de injusto, afinal, Ele não ignorou a rebelião dos anjos traidores. Se Deus destruísse o homem e a mulher, Satanás O acusaria de tirano. O que o anjo mau não esperava é que Deus manteria Sua palavra de que o salário do pecado é a morte e não ignoraria o pecado de Seus filhos humanos, ao mesmo tempo em que lhes concederia o perdão. Como Ele fez isso? Morrendo em lugar do casal. Jesus veio ao mundo para saldar a dívida contraída por Adão e Eva, garantindo a vida eterna a todo ser humano que aceita esta troca: da indignidade humana pela justiça divina. A morte momentânea pela qual passamos aqui na Terra é uma das tristes consequências do pecado, mas ela logo terá fim. Dessa morte não podemos fugir, mas da segunda morte (eterna), sim, podemos nos livrar.

11. Qual deve ser a nossa atitude diante da morte? 1 Tessalonicenses 4:13, 14

Toda despedida é dolorida e é normal nos entristecermos nessas ocasiões, mas, no que diz respeito à morte dos salvos, temos a esperança do reencontro. E quem prometeu foi Jesus, aquele que nunca mente. 

12. O que Deus prometeu dar àqueles que são amigos Seus? Romanos 2:7

13. Como serão as condições da vida eterna? Apocalipse 21:4

Entre as coisas tristes que não mais haverá na Nova Terra está a morte. Ela será eliminada para sempre e nós viveremos eternamente em um mundo de paz e alegria, na companhia de Deus, dos anjos e dos nossos queridos salvos. Detalhe: se não mais haverá dor, nem clamor, nem lágrimas, também não haverá um lugar de tormentos onde os ímpios supostamente ficariam queimando para sempre. Clique aqui para saber mais sobre o mito do inferno eterno.

MINHA DECISÃO:

Creio no que ensina a Bíblia: que sou mortal e que só terei a imortalidade pela fé em Jesus. Espero viver eternamente, pois creio em Jesus e O tenho como meu salvador e amigo. 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s