TEMA 12 – Dicas do Fabricante

saudeQuando compramos um eletrodoméstico ou algum equipamento eletrônico é importante dar uma olhada no manual do fabricante a fim de conhecer as especificações técnicas e as dicas de quem criou o produto. Seguindo esses conselhos poderemos usufruir do equipamento por mais tempo. Assim também é com o corpo humano: se utilizarmos esse presente de Deus da maneira como Ele recomenda teremos mais saúde e longevidade. A Bíblia Sagrada é o manual do Fabricante e nos traz importantes recomendações quanto ao estilo de vida ideal. Siga esses conselhos e seja feliz!

1. Quando o ser humano foi criado, que alimentos foram indicados no regime alimentar original dado por Deus? Gênesis 1:29

Como não havia morte antes do pecado, é inconcebível pensar que algum animal ou mesmo o ser humano se alimentasse de animais. A dieta prescrita pelo Criador era inteiramente vegetariana.   

2. Quando foi permitido ao ser humano comer carne? Gênesis 9:1, 3, 4

Após o dilúvio e antes de as plantas crescerem, em uma situação de emergência, Deus permitiu que Noé e sua família comessem carne de animais “limpos”, que entraram em maior quantidade na arca, em uma clara distinção entre os que poderiam ser comidos e os que não. Mas permissão não significa recomendação. 

3. Quais as duas característica dos animais limpos indicados por Deus? Levítico 11:3; Deuteronômio 14:2-8

Os animais limpos, ou seja, permitidos na dieta humana, devem ter unha fendida, como é o caso das patas do boi, por exemplo. Além disso, devem ser ruminantes. O cavalo é ruminante, mas não tem unha fendida; tem casco. O porco tem unha fendida, mas não rumina. As duas características têm que estar presentes. Clique aqui para ler alguns artigos sobre as doenças causadas pelo consumo de carne de porco.

4. Quais as duas características dos peixes limpos? Deuteronômio 14:9

A Bíblia não faz diferenciação entre peixes e crustáceos, por exemplo. Portanto, camarão, lagosta e siri são também considerados imundos ou inapropriados para alimentação humana, tanto quanto o tubarão e outros peixes de couro. O camarão e demais crustáceos são considerados “urubus do mar”, e o consumo desse tipo de criatura é fonte de muitas alergias. Clique aqui e saiba mais.

5. A Bíblia aprova o consumo de bebidas alcoólicas? Provérbios 20:1; Isaías 5:11; Efésios 5:18

Está cientificamente provado que o álcool, mesmo ingerido em pequenas quantidades, interfere na atividade cerebral. O cérebro é nossa “antena” de comunicação com Deus e não deve ser prejudicado por qualquer substância nociva. Clique aqui e saiba mais.

6. Qual o fim dos que comem e bebem aquilo que Deus proibiu? Isaías 66:17

O consumo de alimentos e bebidas proibidos por Deus leva a pessoa à destruição. Segurança mesmo só existe quando obedecemos a Deus e seguimos Suas orientações – em qualquer área da vida, inclusive na dietética.

7. Qual o principal motivo por que devemos cuidar da saúde? 1 Coríntios 3:16, 17; 6:19

Devemos descartar todos os alimentos, bebidas e hábitos que prejudiquem nosso corpo. Os estimulantes como café e chá preto, por exemplo, também devem ser evitados por aqueles que buscam melhor saúde física e mental.

8. Por que devemos glorificar a Deus em nosso corpo? 1 Coríntios 6:20

Quando pega algo emprestado você com certeza cuida mais desse objeto do que se fosse seu, não é mesmo? Nosso corpo não nos pertence. Ele é templo do Espírito Santo. Por isso, na condição de templo, tanto quanto pudermos, devemos mantê-lo puro, santo e limpo.

9. Qual o desejo de Deus quanto à nossa saúde? 3 João 2

Tão importante quanto a saúde espiritual é a saúde física e mental. Essas três áreas estão intimamente ligadas e afetam uma à outra. Mais ou menos como um banquinho de três pernas. Se faltar uma, o banco cai. 

10. Resumindo: O que devemos fazer para ter saúde física? Êxodo 15:26

11. O que devemos ter em mente em tudo o que fazemos? 1 Coríntios 10:31

Tudo o que fazemos deve honrar nosso Criador. Se algum tipo de alimento ou bebida polui nosso organismo, isso com certeza não honra o nome do nosso Deus. Mas esse princípio se estende a outras áreas da vida e tem que ver também com os “alimentos” que colocamos dentro da mente. Há duas formas de poluir o cérebro: com comida não saudável e com conteúdos igualmente não saudáveis. Assim, antes de ler um livro, navegar por um site na internet ou assistir a um filme ou série, pergunte-se sempre se aquele conteúdo está de acordo com a vontade de Deus expressa na Bíblia. 

12. Que tipo conteúdo deve entrar em nossa mente? Filipenses 4:8

Esse texto de Paulo é uma espécie de “antivírus mental”. Ele deve servir de parâmetro para selecionarmos o que vale a pena assistir, ouvir, ler e o que não vale a pena. Se o conteúdo que você está consumindo está de acordo com Filipenses 4:8, pode seguir em frente. Não tem perigo. 

MINHA DECISÃO:

Compreendi que a intemperança (desequilíbrio) causa doenças. Decido seguir as recomendações bíblicas de saúde para ser sadio, feliz, útil e favorecer minha comunhão com Deus. Decido submeter à vontade dEle os alimentos que coloco para dentro do meu estômago e do meu cérebro. 

Nota: Algumas pessoas, ao lerem Atos 10, penam que Deus teria autorizado o consumo de alimentos impuros. Clique aqui e ouça uma explicação sobre esse assunto.

REMÉDIOS NATURAIS DE DEUS:

Temperança (equilíbrio em tudo); regime alimentar apropriado (o mais natural possível); uso abundante de água (6 a 8 copos por dia, entre as refeições); ar puro; luz solar em horários apropriados; exercício físico e repouso; confiança em Deus. Agora tome algum tempo para assistir aos vídeos a seguir:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s