TEMA 10 – Um templo no tempo

d0004920As recomendações de Deus sempre visam ao nosso bem-estar. Ao colocar em Sua Lei um mandamento específico sobre a santificação de um dia da semana, Ele, na verdade, estava nos prevenindo a respeito da correria em busca de posses e do desgaste físico e mental que dela advém. Hoje poderíamos dizer que, ao obedecer ao quarto mandamento, estamos, na verdade, melhorando nossa qualidade de vida e evitando o estresse, além de beneficiar nosso relacionamento com Deus e com o próximo, especialmente em família. No entanto, acima e antes disso tudo, o sétimo dia da semana, o sábado, é o memorial da criação de Deus. Ao observá-lo/guardá-lo, somos lembrados semanalmente de que existe um Deus todo-poderoso que criou este planeta para nós. Um verdadeiro lembrete sagrado. Um templo no tempo que aponta para o Criador do tempo e de tudo o que existe. O sábado é, portanto, um presente de Deus para a humanidade. Vamos conhecer mais sobre esse assunto tão importante e, ao mesmo tempo, tão negligenciado? Faça uma oração e abra a sua Bíblia.

1. Que três coisas fez Deus quando acabou de criar o mundo? Gênesis 2:1-3

Depois de dedicar seis dias à criação da vida na Terra e ao preparo do ambiente em que Suas criaturas iriam viver, Deus reservou 24 horas para uma pausa especial. Ele abençoou e santificou o sétimo dia. Santificar, na Bíblia, significa separar para uma finalidade sagrada. Você acha que alguém poderia retirar a bênção de algo que o próprio Deus abençoou? Evidentemente que não. 

2. Será que Deus descansou porque estava cansado? Isaías 40:28

Uma comparação: Jesus não precisava ser batizado porque não tinha pecados, mas fez isso para nos dar exemplo. Da mesma forma, Deus nos deu exemplo “descansando” no sétimo dia. Na verdade, quando foram criados, Adão e Eva não ficavam cansados; além disso, foram criados na sexta-feira e, em seguida, já guardaram o primeiro sábado. Assim, realmente não estavam cansados. Portanto, mais do que uma pausa para descanso físico e mental, o sábado constitui um dia para comunhão especial com Deus. Durante a semana, devemos andar de mãos dadas com Jesus. No sábado, nos assentamos aos pés dEle.

3. Por que Deus separou o sábado como dia especial? Marcos 2:27

Por amor ao ser humano, pois queria que esse dia servisse para aprofundar a amizade com Sua criatura. Note que o texto diz que o sábado foi feito por causa do “homem”, palavra traduzida a partir do original grego antropos, que significa “ser humano”. Portanto, o sábado foi dado de presente para a humanidade, não para um povo apenas.    

4. Além de abençoar o sábado, Deus o santificou. Como deveria o ser humano agir diante de algo santo? Êxodo 3:5

Exatamente como Moisés se comportou diante do arbusto em fogo, ou seja, na presença de Deus: com respeito e reverência. Quando Deus declarou que o solo em que Moisés estava pisando era santo, o hebreu tirou as sandálias e se prostrou. Deus também declarou santo o sétimo dia, e deveríamos respeitá-lo como tal.

5. Que dia da semana é o sábado? Êxodo 20:8-11; Levítico 23:3; Mateus 28:1

A Bíblia deixa bem claro que o sábado é o sétimo dia da semana, não o domingo (primeiro dia de trabalho), nem a segunda-feira, a quarta-feira ou a sexta-feira. Alguns ainda alegam que mudanças no calendário poderiam ter alterado a contagem dos dias da semana. Mas isso não procede. Clique aqui e confira.

6. Além de ser o quarto mandamento, o que mais é o sábado? Ezequiel 20:12, 20

Todos os mandamentos são importantes e devem ser guardados. Nenhum é maior do que o outro. Mas Deus fez do sábado um sinal ou selo justamente porque é o mandamento que aponta para Ele como Criador. Se você matar, poderá ser preso. Se roubar, idem. Mas qual a razão “lógica” para guardar o sábado? Quem guarda o sábado faz isso unicamente porque Deus ordenou. Assim, é preciso ter fé na Palavra de Deus para ser um guardador do sábado.

7. Será que o sábado foi estabelecido apenas para o povo judeu? Isaías 56:6, 7; Eclesiastes 12:13

Já vimos em Marcos 2:27 que não. Mas tem mais: segundo o livro de Gênesis (ver pergunta nº 1), o sábado foi estabelecido na criação do mundo, quando só havia Adão e Eva. Não havia judeus nem outro povo qualquer. E os textos de Isaías 56:6, 7 e Eclesiastes 12:13 apenas confirmam isso. O sábado poderia ser guardado inclusive pelos estrangeiros (não judeus).

8. Que dia Jesus guardava? Lucas 4:16

Como criador do sábado, é óbvio que Jesus não poderia santificar outro dia que não fosse o sétimo. No sábado, a carpintaria da família de Jesus sempre estava fechada, e Ele sempre estava na sinagoga, afinal, como diz Lucas, esse era o costume dEle.

9. Que dia o apóstolo Paulo guardava? Atos 16:13; 17:2

Perceba que Paulo continuou guardando o sábado mesmo após a morte e ressurreição de Jesus. Há pessoas que afirmam que Jesus teria mudado o dia de guarda após a ressurreição. Se fosse verdade, Paulo saberia disso e obedeceria. Atos 16:13 apresenta Paulo e seus amigos guardando o sábado à beira de um rio, pois na cidade onde estavam não havia sinagoga.

10. Que dia Maria, mãe de Jesus, e as mulheres seguidoras de Cristo guardavam? Lucas 23:56

Mais uma vez vemos seguidores de Jesus guardando o sábado após a morte dEle. Aliás, o próprio Jesus falou do futuro e disse que Seus seguidores ainda estariam guardando o sábado quase 40 anos depois. Confira em Mateus 24:20 (profecia sobre a destruição de Jerusalém no ano 70 d.C.).

11. Quando começa o sábado, segundo a Bíblia? Neemias 13:19; Gênesis 1:19; Marcos 1:32; Levítico 23:32

Biblicamente, a contagem do tempo, desde a criação do mundo, é feita de pôr do sol a pôr do sol. Note que o dia começa na tarde (parte escura) e prossegue pela manhã (parte clara). O relato de Neemias ajuda a reforçar isso ao dizer que as portas de Jerusalém eram fechadas ao cair da tarde, para impedir que fosse feito comércio na cidade. Assim, a forma correta de guardar o sábado é a partir do pôr do sol de sexta-feira até o pôr do sol de sábado, quando biblicamente começa o primeiro dia da semana.

12. Como Deus deseja que guardemos o sábado? Isaías 58:13, 14; Mateus 12:12

Sábado é um dia especial em que podemos e devemos fazer o bem às pessoas. Está plenamente de acordo com o espírito do sábado visitar pessoas doentes, encarceradas, passear com os filhos em meio à natureza, etc. Mas precisamos atentar para os conselhos de Isaías 58:13, 14: nesse dia santo, até nossa conversa deve ser diferente. Assim como não trabalhamos em coisas seculares e remuneradas nesse dia, também não devemos conversar sobre assuntos como trabalho, esportes, negócios, etc.

13. Adianta guardar nove mandamentos? Tiago 2:10; 1 João 2:4

Você consideraria fiel um homem que se dedicasse inteiramente à esposa por seis dias, mas no sétimo cometesse adultério? De maneira semelhante, ou somos inteiramente fieis a Deus ou não somos.

14. Que dia será santificado na Nova Terra? Isaías 66:22, 23

O sábado foi guardado por Deus e Adão e Eva no Éden. Foi guardado pelos patriarcas e profetas. Foi guardado por Jesus e Seus seguidores. Será guardado na Nova Terra por toda a eternidade. Faz sentido pensar que ele não seria guardado por alguns anos após a ressurreição de Jesus? No próximo tema vamos entender quando houve a mudança do sábado para o domingo e descobriremos quem fez isso, contrariando, evidentemente, a vontade de Deus.

MINHA DECISÃO:

Decido guardar o sábado como um sinal do reconhecimento de que Deus é meu Criador e Salvador. Decido reservar as horas do sábado somente para a adoração e para obras em favor de meu próximo. (Tome um tempo para assistir aos dois vídeos abaixo.)

COMO TORNAR O SÁBADO PRAZEROSO:

• Programe-se para receber o sábado desde o início da semana.
• Espere o sábado como o dia especial de comunhão com Jesus.
• Ao pôr do sol de sexta-feira, reúna sua família, cantem, orem e recebam o sábado juntos.
• No sábado pela manhã, vá à igreja como fazia Jesus.
• Prepare (se possível na sexta-feira) uma refeição diferente e deliciosa para o almoço de sábado.
• À tarde, se tiver filhos pequenos, programe um passeio por um parque ou outro local em que possam conversar sobre o poder e o amor de Deus manifestados na natureza.
• Ao pôr do sol de sábado reúna novamente a família para orar e se despedir do sábado, pedindo as bênçãos de Deus para a semana que se inicia.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s