TEMA 3 – A guerra dos anjos

anjosAngelologia (estudo sobre os anjos) é um assunto bastante discutido atualmente. Centenas de livros e revistas têm sido publicados sobre esse tema, expondo as mais diversas opiniões e experiências. No entanto, como já vimos, a única fonte confiável de informações sobre esse e outros assuntos semelhantes é a Bíblia Sagrada. O que ela diz sobre os anjos? Quando eles foram criados? Quantos são? Houve uma guerra entre eles? Por quê? Quando foi isso? Ao buscar respostas bíblicas para essas perguntas você descobrirá também quando e por que teve início o mal no Universo e quando a morte passou a existir em nosso mundo. Mas antes de abrir a Bíblia não se esqueça de orar pedindo a orientação do Espírito Santo.

1. Qual a origem dos anjos? Salmo 148:2, 5

Assim como os seres humanos e todos os outros seres, os anjos foram criados por Deus.

2. Seriam eles espíritos de mortos? Gênesis 3:24

Já havia anjos antes da primeira morte de um ser humano (Abel). Portanto, não faz sentido dizer que anjos seriam seres humanos que morreram.

3. Quantos anjos existem? Apocalipse 5:11

Textos como o Salmo 37:4 e Hebreus 1:14 afirmam que anjos foram encarregados de cuidar dos seres humanos. Como esses seres poderosos existem em número de “milhões de milhões”, podemos crer que cada um de nós, se desejar, pode contar com a proteção de um deles. 

4. Existem quantas classes de anjos? Apocalipse 12:7, 9

Miguel, em hebraico, significa “Quem é como Deus”. Ou seja: Miguel é Jesus, quando descrito em Sua luta contra o originador do mal. Portanto, existem duas classes de anjos: do bem (aliados de Jesus) e do mal (aliados de Lúcifer). 

5. Quem foi o primeiro anjo a se tornar mau e por quê? Ezequiel 28:13-19; Isaías 14:12-14

Deus não criou Satanás (o inimigo). Criou, sim, um anjo perfeito e livre. Infelizmente – não sabemos por que –, Lúcifer ambicionou o poder e a posição de Deus, no Céu. O Criador não destruiu o rebelde imediatamente para que os outros anjos pudessem comparar os dois governos e fazer também sua escolha, sem servir a Deus por medo, caso escolhessem ficar ao lado dEle. A queda de Lúcifer deixa evidente que Deus criou um universo com seres dotados de liberdade de escolha. 

6. Além de um terço dos anjos (Apocalipse 12:3, 4), a quem mais Lúcifer envolveu em sua rebelião? Gênesis 3:1-6

Envolvendo Adão e Eva, Lúcifer transferiu o palco do grande conflito para a recém-criada Terra. Portanto, Satanás é o responsável direto por tudo o que há de ruim no mundo. E às vezes tem obtido sucesso em atribuir seus atos diabólicos a Deus. 

7. O que fazem os anjos maus? 2 Coríntios 11:14, 15; Efésios 6:11, 12; 1 Timóteo 4:1

8. O que fazem os anjos bons? Salmo 34:7; Salmo 91:11; Eclesiastes 5:6; Daniel 7:10

9. Os anjos bons aceitam adoração? Apocalipse 19:10 (Esse texto se refere ao anjo Gabriel.)

Não devemos orar aos anjos nem reverenciá-los. Quem sempre quer ser adorado é o anjo rebelde. O correto é orar a Deus e pedir-Lhe a proteção dos anjos. 

10. O que farão os anjos bons quando Jesus voltar? Mateus 24:31

Continuamente anjos bons e maus tentam nos influenciar. A que influência nos submeteremos? Lembremo-nos de que “não é contra a carne e o sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes” (Efésios 6:12). Estamos no meio de uma batalha cósmica que logo terá fim. Até lá todo cuidado é pouco!

MINHA DECISÃO:

Sabendo que existe uma batalha pela mente de cada ser humano, decido, por meio do estudo da Bíblia e da oração diária, colocar-me ao lado de Deus, pedindo sempre a proteção de Seus santos anjos.
.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s